Bem-vindos ao SERVO DA GRAÇA! Acesse, também, o link da nossa RÁDIO GRAÇA NO AR: http://webradiogracanoar.caster.fm

Deus abençoe a todos e todas!

Henrique Coutinho.
(Servo da Graça)
"Sou, apenas, um servo da Graça de Deus!" (Henrique Coutinho)

domingo, 17 de julho de 2011

O QUE VAI SOMAR NA VIDA? O PERIFÉRICO OU O ESSENCIAL?


Eclesiastes 12:

8 Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.
9 E, quanto mais sábio foi o pregador, tanto mais ensinou ao povo sabedoria; e atentando, e esquadrinhando, compôs muitos provérbios.
10 Procurou o pregador achar palavras agradáveis; e escreveu-as com retidão, palavras de verdade.
11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e como pregos, bem fixados pelos mestres das assembléias, que nos foram dadas pelo único Pastor.
12 E, demais disto, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.
13 De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
14 Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

Uma das palavras que mais aparece no livro de Eclesiastes
é 'havel' (vaidade) cujo significado é vanidade, nulidade, vapor, etc., dando sempre a conotação de transitoriedade, fragilidade, do aspecto efêmero da vida.

Sempre que leio este texto sou, inevitavelmente, remetido às várias correntes teológicas pós-modernas que têm se manifestado através de seus apologetas todos "convictos" de que o seu ponto-de-vista seria o mais correto e, portanto, o mais plausível.
Sejam leigos ou letrados, indoutos ou intelectualizados, teólogos, achólogos ou "té-logos" - todos se arvoram e se autoproclamam detentores da verdade.

Salomão é quem tinha a razão: "TUDO É VAIDADE!" Tudo é vão; tudo é nulo; tudo é efêmero; tudo é transitório; inclusive o personalismo religioso-denominacional; o intelectualismo arrogante ensimesmado; a ignorância espiritualista pretenciosa; a alienação pietista-platônica, dentre outros.

Discursos vazios de Deus, ocos de Graça, cheios de conhecimento e desprovidos de sabedoria serão todos diluídos pelo fogo do Juízo de Deus que trará à tona toda a obra, inclusive as latentes no oculto do ser!

Fico pensando quanta conversa se tem jogado fora em nome de Deus! Quanta necessidade de auto-afirmação! Quanta elucubração teológica! Quanta conversa a-fiada! "É TUDO VAIDADE!"

Mas, diante de tudo isso e em meio a toda essa confusão, que não é nova, o que mais me espanta e me choca é a forma simples e prática como Salomão conclui toda essa inútil dialética da vida: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem" (v.13). Ou seja, não dê importância ao que não é, DE FATO, IMPORTANTE! Não dê ouvidos a nada cuja reverberação não passe de mera "rever-BERRAÇÃO" de almas feridas, doentias e, portanto, surtadas e surtantes, resultantes de traumas recolhidos e eclodidos em forma de verborragia "intelecteológica"! Fique com o que é, DE FATO, essencial e não periférico!

Temer a Deus, revenrenciá-lo com um coração quebrantado, contrito e dependente e, totalmente, desprovido de gestos e cestos curiografados guardando os dois maiores mandamentos, não é nenhum favor que estaremos fazendo a Deus."É O DEVER DE TODO O HOMEM!"

Portanto, o que devemos escolher? Continuar perdendo tempo com questões periféricas ou colocarmos em prática o que é, DE FATO, ESSENCIAL? Isso pode até soar como um convite à omissão, à mediocridade ou, mesmo, à coninvência. Mas, na verdade, a importância à prática do que é essencial é o que, DE FATO, faz a diferença pra Deus!
"O QUE VAI SOMAR NA VIDA? O PERIFÉRICO OU O ESSENCIAL?"

 Henrique Coutinho.
  (Servo da Graça)

Um comentário:

  1. A Paz do Senhor!
    Deus tem buscado adoradores e adoradores que O adorem em espírito e em verdade. Escolhamos, portanto, ser esse tipo de adorador. Busquemos a Deus e Ele se chegará mais a cada um de nós. Procuremos segui-Lo e servi-Lo de todo o coração.
    Que o Senhor continue te abençoando e orientando nas postagens dessa ferramenta.
    Abraço.

    ResponderExcluir